quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Grécia Antiga e Grécia Atualmente

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações cicládica (3000-2 000 a.C.), minoica (3000-1 400 a.C.) e micênica (1600-1 200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1 200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.                                                                                                          


A Grécia, é o local de nascimento da política como uma arte e da democracia como uma forma de governo. Seus ideais democráticos inspiraram, entre outros, os fundadores da constituição dos EUA. O sistema político monárquico que havia na Grécia deixou de existir após uma votação a votação de uma nova constituição, em 3 de junho de 1975. Emendada em 1986 esta constituição transformou o antigo sistema político na atual democracia republicana parlamentar.

A partir dai o voto se tornou obrigatório para todos os maiores de 18 anos.

Foram criados 3 poderes o executivo, o legislativo e o judiciário. O poder executivo é comandado pelo presidente, que é eleito pelo parlamento. Existem também o governador nomeado pelo presidente e pelos senadores. Os senadores também são nomeados pelo presidente, levando em consideração a opinião do primeiro-ministro.

O poder legislativo é o encarregado de criar as leis. Possui uma câmara de deputados e é supervisionado pelo presidente. O poder judicial é composto de uma corte e um tribunal supremo. Ele se baseia nas leias desenvolvidas pelo poder legislativo.